Imagem capa - O QUE É ESSA GOLDEN HOUR? por 3zero5

O QUE É ESSA GOLDEN HOUR?


 

Você pode até achar que não sabe o que é, mas com toda certeza você procura por ela quando vai fazer seus ensaios. Sim! Estou falando da Hora Dourada! Conhecida pelos "bilíngues de plantão", a Golden Hour é facilmente definida por: aquela luz amarelinha linda que deixa tudo maravigold - literalmente rsrs.


Por que fotógrafos gostam de fotografar no mesmo horário?


Senhoras e senhores, eis a primeira fórmula matemática da área de humanas:

FOTO (LUZ) + GRAFIA (ESCRITA) = FOTOGRAFIA

Logo, fotografar é estar sempre em busca da melhor luz para a sua intenção de foto.


Olha, Golden Hour não é a única hora boa para se fotografar, ok? Não confunda nariz de porco com tomada. Dependendo da sua intenção na criação da imagem, com um bom conhecimento de luz artificial e alguns artifícios que a vida de fotógrafo nos ensina, podemos fotografar até no breu total debaixo de chuva. Não somos obrigados a nada, né?


Maaaas, é importante perceber que a luz natural é insubstituivelmente mais linda do que qualquer outra (tanto que ao criar uma luz artificial precisamos conhecer como a luz natural se comporta)!


É natural, nossos olhinhos brilham junto com ela de forma suave e sincera! Nós somos parte da natureza e o que vem naturalmente dela nos atrai de forma muito fluida! Entendeu porque a Hora Dourada é a queridinha? Amor por ela declarado aqui mesmo, é a única que luz que a gente vai conseguir fazer um Rembrant natural, galeraaaaa!




Mas que horas é essa tal de Golden Hour?


Google responde: "Golden Hour é o intervalo de uma hora depois do nascer do sol e uma hora antes do pôr-do-sol". Tecnicamente falando, é quando a angulação do sol (30º) proporciona sombras mais macias, uma temperatura de cor aconchegante (quente) e, claro, permite efeitos queridinhos como flare e silhuetas, por exemplo. Além de que é uma luz que nos permite usar o diafragma mais aberto, ou seja: outro efeito queridinho também sairá lindo: o bokeh! Além de um recorte muito massa em cabelo, gotas de água, poeira etc. Sabe aquelas fotos de raio de sol? Poeira + Golden hour! Sabe foto de aparece a gota da chuva linda recortadinha (borda)? Água + Golden Hour.


E essa Golden Hour acontece todo dia e em todo lugar?


Percebeu que eu não falei de horário certo, né? A gente precisa ficar muito atento a coisas que podem influenciar pra essa luz amarelinha não acontecer. Quer um exemplo? Dias nublados. Nuvens são difusores naturais enormes na frente do seu big flash chamado Sol. Prédios, topografia do local que você vai fotografar, época do ano (horários do sol) etc também precisam ser analisados com muito cuidado. Estamos falando de uma luz natural, minha gente! Tudo pode influenciar! Já comece a rezar para a Santa Clara pra clarear o seu dia desde já! 




Como aproveitar ao máximo a Golden Hour?


Trabalhando com inteligência e sem medo! E uma coisa muito importante: sem atrasos para começar o ensaio! Você pode brincar muito com a Golden Hour: contra luz, luz lateral (ache seu Rembrant perfeito), penumbra da Blue Hour (olha aí uma ideia de post também!!!). Efeitos como flare, bokeh, borda Fotografias com flash (misturando essa luz natural com luz artificial) e claro, sem flash nenhum!


Aiii, mas que lente eu uso pra essa Golden Hour?


Vai de cada um, né mores? Mas eu - alerta de opinião! - abusaria das lentes claras! Aberturas 1.4 a 2.8 com desfoque maravigold (olha o trocadilho aí de novo) pra criar vários efeitos que vendem pro cliente (afinal, queremos isso! Confirma produção?). Lentes com boa definição, muita nitidez e que permitem que você escolha usar o diafragma mais aberto ou mais fechado. Eu sou apaixonada pela 50mm 1.4 e pela 35mm 1.4! Lembrando que ensaio é posada, então você vai ter a possibilidade de focar com muito cuidado. Em caso de eventos durante da Golden Hour, vale pensar direitinho nas aberturas e lentes pra garantir aquele foco cravado, todo o contexto do momento na imagem e ainda a velocidade do clique pra não passar raiva de ter perdido algo porque a câmera não bateu ou nem focou!




Quer um resumo?

GOLDEN HOUR É UM FILTRO DE INSTAGRAM

QUE A NATUREZA TE OFERECE DE GRAÇA



Fotos e texto
Marcela Rosa e Igor Margato
Veja mais desses profissionais em seu sites.

www.passarinhofotografia.com
www.margatofotografia.com