Imagem capa - MUITOS FOTÓGRAFOS ESTÃO PERDENDO DINHEIRO por 3zero5

MUITOS FOTÓGRAFOS ESTÃO PERDENDO DINHEIRO


Recentemente o Fotógrafo Lorran Souza, de Terra Roxa no Paraná esteve a frente de uma pesquisa sobre o mercado fotográfico brasileiro.

Com informações extraídas de diversos grupos do segmento no Brasil através das redes sociais nas mais variadas regiões, o resultado de alguns pontos foram impressionantes e digamos que um pouco assustador.

Cerca de 40,5% dos entrevistados alegam que ganham menos de R$1.000,00 (mil reais) por mês com a profissão e por conta disso muitos acabam dividindo a jornada em dois trabalhos, mantendo a fotografia como segunda opção ou renda extra.




O mais impressionante é que 35,7% dos entrevistados informaram que até então nunca realizaram nenhum tipo de curso, workshop e sequer foram em congressos de fotografia.

Mas em outro ponto da pesquisa as maiores queixas dos profissionais é a dificuldade de fechar novos contratos e aumentar o faturamento.

Conversamos com o Lorran para saber mais sobre o que significa tudo isso e trazer dicas interessantes para as pessoas que acompanham nosso conteúdo.

Especializado em vendas, atendimento, e comportamento humano, Lorran afirma que muitas vezes a grande maioria dos fotógrafos estão mais preocupados em procurar justificativas do que uma solução propriamente dita.




Segundo ele, existe em nosso meio fotógrafos excelentes que ganham muito bem, que vivem exclusivamente da fotografia e sempre com trabalhos.

E que se é possível para alguns, também é possível para quem está passando por momentos difíceis, afinal se nós moramos no mesmo país, temos as mesmas leis, a mesma economia e até as mesmas crises, porque uns conseguem e outros não?

A resposta é simples, a falta de conhecimento está sendo substituída pela necessidade de ser reconhecido, quando o contrário seria o caminho correto a seguir.

De acordo com a pesquisa, um grande número de fotógrafo acredita que ser conhecido é mais importante do que o conhecimento para atrair novos clientes e faturar mais.




Se tratando de marketing, sim é realmente importante o fotógrafo levar a sério como se portar e principalmente como identificar e atrair o cliente ideal, mas não existe outra forma segundo Lorran de fazer isso acontecer se não estudarmos o real funcionamento dos negócios.

Existe hoje centenas de maneiras de aprender mais sobre a profissão, aqui nesta página, através de vídeos e tutoriais no Youtube, revistas e congressos. Procure por conteúdos de vendas, atendimento, gestão, organização, investimento e às vezes não necessariamente um conteúdo que foi destinado para fotógrafos.

Acredite, se tem pessoas conseguindo, você também pode!




E a própria pesquisa realizada também revela isso, um número um pouco menor, porém suficientemente bom, está na casa dos faturamentos de 10 a 20 mil reais mensais.

Para fechar, faça um planejamento e uma avaliação do seu negócio, descubra todas as suas despesas fixas e variáveis do mês e faça uma projeção realista do quanto você ganhar nos próximos 6 e 12 e 24 meses.

Após feito isso, você precisará definir estratégias para aumentar aos poucos o seu faturamento dentro dos períodos pré estabelecidos.

Por isso eu te convido a ficar sempre de olho em nosso blog, para aproveitar dicas assim.


Fotos e texto
Lorran Souza
Veja mais desse profissional em seu site.
http://www.lorransouza.com.br//