Imagem capa - Manual do Segundo Fotógrafo por 3zero5

Manual do Segundo Fotógrafo

Fala fotógrafos, nós da 3zero5 buscamos aprimorar o mercado de fotografia junto com você.

E nessa jornada de crescimento fizemos novos parceiros para gerar conteúdos diferenciados, que ajudarão nesse crescimento profissional.

O "Manual do Segundo Fotógrafo 1.0" vem com uma proposta destinada aos segundos e também fotógrafos principais de casamentos e eventos sociais.

O fotógrafo Eder Souza é também palestrante e criador do Workshop Fotografia Além da Câmera, trás dicas preciosas para sua carreira.


MANUAL DO SEGUNDO FOTÓGRAFO





Um Manual Com Dicas Práticas de Crescimento e Um Trabalho de Excelência!

Um material desenvolvido através de vivência e experiência, tanto como segundo fotógrafo, quanto como primeiro.

Quero expressar nesse material a importância de se trabalhar com excelência como segundo fotógrafo. Se assim o fizer você estará crescendo como pessoa e como profissional.


Você cresce muito sendo segundo fotógrafo e para isso é importante levar em consideração alguns itens:


Se sou convidado para ir como segundo fotógrafo é porque houve uma necessidade de mais profissionais. Mas afinal o que faz um segundo fotógrafo.

Na minha visão de profissional, sempre que fui trabalhar como segundo fotógrafo, me coloquei no papel de facilitador para o primeiro fotógrafo.

Eu entendo que a responsabilidade maior está sobre ele, não o trabalho maior. O trabalho é o mesmo, porém fico atento para auxiliar e facilitar a quem estou auxiliando.

Faço coisas como:


• Chegar mais cedo e entender como vai ser o evento.

• Ajudo a tirar equipamentos do carro quando ele chega.

• Busco uma água (Quantas vezes o primeiro fotógrafo está na correria de salão de beleza com a noiva, chega em cima da hora no local da cerimonia, tem que se comunicar com cerimonial, ajustar detalhes, descer e montar equipamentos... muitas vezes tudo isso num dia quente e de casamento externo).

• Fotografo a decoração, todos os itens a vista e ambientes.

• Pergunto para a cerimonialista como vão ser os principais momentos, para que eu possa agilizar uma luz de led, lente necessária e render ao máximo nos principais momentos do evento.


Sincronismo


Seja criativo e explore os ângulos e enquadramentos. Não adianta ficar do lado do outro fotógrafo tirando a mesma foto com lente parecida. Se o primeiro está com uma lente grande angular, aproveite e faça fotos mais fechadas com lente tele ou intermediária. Ele está à esquerda dos noivos? Vá para direita, para trás… essa é a tarefa mais divertida de ser o segundo fotógrafo: ter toda a liberdade dentro do evento para explorar diversas possibilidades para uma foto. Tudo isso é claro, se esquivando para não ficar no campo de visão do outro. Faça fotos que o outro fotógrafo não pode fazer e garanta uma captação mais completa, afinal, vocês são uma equipe.






Agilidade


Isso se adquire com treino


Não queira mostrar agilidade no trabalho, o conceito é ser ágil. E para isso é importante treinar muito. A repetição é mãe de todo aprendizado. Eu sempre digo que a câmera tem que ser uma extensão do meu corpo. Se preciso pegar algo no alto, levanto a mão, e para isso não preciso ficar me concentrando e pensar “é agora, levanta braço!”, o braço levanta de forma automática. Assim é fotografar quando treinamos muito: o inconsciente absorve, e agora a câmera passa a ser apenas um mecanismo a mais no seu corpo onde ficará registrado seu olhar.


Relacione-se de Forma Profissional


Isso te fará crescer e muito


Seja cordial com as pessoas. Em geral, os convidados, familiares e profissionais vão se apaixonar por você quando sentirem que além de profissional da fotografia, você é um ser humano fantástico, que sorri, que brinca e ao mesmo tempo leva a seriedade de um trabalho profissional. Como eu me apresento de segundo fotógrafo? Sou Eder Souza, hoje estou fazendo parte da equipe do Fulano (Primeiro Fotógrafo). Já tive vários casos quando eu estava auxiliando, em que me pediram cartão de visita, jamais levo meus cartões quando estou como segundo, pois o evento não é meu, lá não sou um empreendedor, sou um fotógrafo de outra equipe, e, portanto, pego cartões do primeiro e entrego ou deixo claro que não sou fotógrafo oficial, mas que podem pegar cartão com o primeiro. Isso é ruim? Claro que não, você está fazendo o que ama, treinando muito e sendo fiel e honesto. Abrindo portas para o futuro com todos os profissionais que te conhecerem no evento.



O que fazer quando parece não ter o que fazer?


Essa pergunta é boa, vamos lá


Existem momentos que parecem não ter o que fazer. Quando o fotógrafo principal está fotografando as famílias em estúdio por exemplo. É um bom momento para ficar atendo a roupa dos convidados, dos noivos, terno do noivo, vestido da noiva, tapetes que engatam nos pés de convidados e assim por diante. São muitos detalhes em uma única foto para o primeiro conseguir atentar. Seu olhar e atenção o ajudarão e muito nessa hora. Afinal, vocês são uma equipe.


Sempre que tenho agenda livre gosto de ser segundo fotógrafo, ajudo um profissional, faço relacionamentos e posso treinar na prática ainda mais o meu olhar!


Fotos e texto
Eder Souza
Veja mais desse profissional em seu site.
https://edersouza.com.br/