Imagem capa - CRIANDO UM ENSAIO PODEROSO por 3zero5

CRIANDO UM ENSAIO PODEROSO




Sou Rômulo Feletti, natural de Muniz Freire, interior do Espírito Santo. Sou formado em administração, tenho 32 anos e há quinze me dedico a fotografia, sendo cinco deles dedicados a fotografia de casamento. Dominado pela alegria de compartilhar conhecimento, vou deixar aqui várias dicas de como criar um ensaio de pré wedding PODEROSO .

-----------------


Escolha do local: Tudo começa com a escolha do local. Geralmente, o casal não sabe onde deseja fotografar e acaba deixando a cargo do fotógrafo indicar ou selecionar várias dicas, para assim, eles escolherem. Um local marcante e que dê para desenvolver todo o ensaio é ideal.


Pesquise sobre o estilo do casal, defina se o gosto é mais por praia, campo, urbano ou interno. Saiba também a proposta do casal; Será que eles aceitam viajar? Se sim, quantos km seria o limite? Topariam uma trilha? Muitos locais bonitos dependem de fazer uma caminhada/ trilha para chegar. Então levante essas informações.


Todo casal tem o sonho de viajar para algum lugar, e quem sabe aí está a oportunidade de desenvolver um ensaio que envolva um momento de realização e sonho!


Uma dica seria: pesquise você os valores, defina tudo e depois mande a proposta para o casal. Acredite, na maioria das vezes eles acham que gastariam muito mais que a sua proposta.






A escolha da roupa: Concordamos que a roupa define o estilo de cada um, certo? Concordamos também que existe uma roupa apropriada para cada ocasião, então não vamos a um baile de formatura com roupa de praia! Levando o exemplo ao extremo. Rsrsr


A escolha da roupa deve acompanhar o estilo do casal, conceito do ensaio e também ser apropriada para o local escolhido.  Ensaio na praia, um estilo de roupa (sabendo que dentro desse estilo pode-se criar inúmeras combinações); Ensaio no campo, um determinado estilo e assim por diante. Considere que existem roupas que combinam com dois ou mais locais.


Gostaria de gastar um tempo a mais falando sobre roupa! Por que não pedir ao casal para mandar fotos das peças!? Talvez eles estejam esperando uma dica.


Falando em dicas, vamos a algumas regrinhas que sigo e a justificativa para elas. Confirme se você concorda!


1- Evite roupas muito estampadas (nada pode chamar mais atenção que o casal, então roupas com muita estampa, escritas ou listras estão fora da minha seleção)


2-Evite roupa muito colorida (leve em consideração o estilo e local. Mas na maioria das vezes, roupas coloridas podem atrapalhar sua composição)


3- Fique de olho nos acessórios ( lembre-se  que o menos é mais. Defina bem os acessórios que vão ser usados)


4 – Calça ou bermuda para o noivo!? ( certifique que a roupa do noivo combina com a roupa da noiva, não ia ser legal a noiva com uma roupa linda e o noivo de bermuda, totalmente fora de contexto! Concorda!?).


O dia: O ideal é agendar o ensaio com antecedência. Aposte em um dia de folga do casal, no mínimo um mês antes do casamento, pois é bem provável que as fotos serão usadas para site e decoração. Além disso, caso aconteça algum imprevisto, como tempo ruim, existirá um tempo para remarcar.


Horário do ensaio: Depois de tudo definido, estilo, local e roupa, vamos para uma parte não menos importante: o horário.

É preciso ficar atento a vários detalhes, como tempo de deslocamento, acesso, horário de funcionamento (caso o ensaio seja realizado em área particular), horário para alimentação e ter bem definido o horário que deseja fotografar.


Vamos nos basear em um ensaio com média de 3 horas, um dia bonito com poucas nuvens. Inicio ás 15 horas e fim por volta de 18 horas ou um pouco mais devido o pôr do sol .


Todo ensaio tem começo, meio e fim. Não ultrapasse essas linhas.







No início existe aquela timidez, então você precisará de um tempo para entrar no clima do ensaio (não deixe pra começar o ensaio na melhor luz).


No meio do ensaio tudo fica mais legal, o casal já está no clima e você está na melhor luz! Sabe aquela luz mais difusa, alaranjada e descendo no horizonte?! Esse momento que seu ensaio cresce, onde você cria as poses mais ousadas, onde o casal vai gastar mais energia, onde o ensaio passa a um nível interessante. Esse é o seu momento, então não atrase para começar.


Fim: Aqui vamos fechar com chave de ouro, finalizando com cliques mais calmos, aquelas fotos de carinho com o pôr do sol, uma composição com silhueta bem organizada e devagar acalmando as energias.


Make: Uma make bem feita faz toda diferença no ensaio. A noiva fica com a autoestima mais elevada, evita trabalho de pós-produção, onde o fotógrafo passa horas corrigindo detalhes que poderiam ter sido corrigidos com o investimento em uma make. Mas leve em consideração o tema anterior, marque a maquiagem pensando em todos os horários previstos.


Explique o ensaio: Vamos começar... Que tal começar conversando em vez de começar clicando? Explique o ensaio para o casal, mostre como irá desenvolver, como as coisas que vão acontecer, isso vai deixar tudo mais fácil. Vou mudar a forma de explicar: sabe quando você está no médico para fazer uma cirurgia, nervoso, ansioso, pois você desconhece tudo, afinal, você não é médico; Mas a partir do momento que é explicado como vai ser, o que vai acontecer, quando vai acontecer, tudo parece mais fácil. Então explique cada detalhe, aproveite esse momento pra ganhar confiança do casal, mostre que você sabe o que está fazendo, explique as poses, organize detalhes, brinque, quebre o gelo e comece a desenvolver seu trabalho a partir da conversa.


Desenvolva o ensaio: Começamos com essas dicas:  clique muito, deixe sua imaginação fluir entre movimentos e composições, crie uma conexão com o casal, mostre que você está entregue ao ensaio, assim eles também  irão se entregar. Acredite, se o casal confiar você pode pedir pra “plantar bananeira” que eles irão fazer, pois já existe uma confiança e uma conexão entre casal e fotógrafo.

Observe o movimento que eles fazem entre as poses, muitas vezes nesse momento eles estão te entregando à próxima foto.

Converse o tempo todo, motive, brinque, divirta-se, pois ninguém merece um ensaio sem sorrisos, sem brincadeiras, sem comunicação.

Fotografe sempre com visão panorâmica, vou explicar: É preciso ficar com um olho na máquina e o outro olhando o ambiente em volta, já criando o seguimento do ensaio. Não espere o ensaio parar pra definir onde vai ser o próximo clique.

Uma dica incrível: se te deu o famoso branco, coloque o casal para correr. SIM, monte uma composição com o casal vindo caminhando ou correndo, assim você terá tempo de criar outras composições.

Além de pedir o movimento do casal, movimente-se também, talvez o melhor clique esteja a dois passos pro lado. Explore cada ângulo.


Referências e inspirações : Como eu acho esse tema incrível! Suas inspirações, poses e modo de fotografar vêm das suas referências, do seu modo de ver o mundo e de alguma forma você puxa isso lá do seu subconsciente e aplica isso nas suas fotos.

Mas como manter-se inspirado? Já já listo para você várias dicas. Primeiro, gostaria de compartilhar um estilo de vida que tenho: SOU O RÔMULO FOTÓGRAFO vinte e quatro horas por dia. Vejo fotos o tempo todo, mesmo sem câmera na mão, busco enxergar composição em tudo, nas viagens, passeios diários, academia, faço leitura de luzes em restaurante e imagino ensaios nesses locais; Isso vai enchendo meu catálogo de poses e composições.


Mas você deve estar aí se perguntando “beleza, só isso já é suficiente?”


Te digo que NÃO.


Vou listar aqui algumas formas de se inspirar.








Assista clipes de músicas buscando enxergar poses. Se possível, assista sem o som, isso vai te levar a um nível de entendimento melhor da cena;

Siga fotógrafos que você curte o estilo, mas preste atenção, não vai copiar e reproduzir as poses, você vai se inspirar e produzir uma composição ainda melhor;

Crie um catálogo de poses na mente, pelo menos cinco poses que irão te ajudar a começar o ensaio. Mas também tenha um catálogo de poses no seu celular, por que não contar com a tecnologia?

Filmes são uma ótima opção para descobrir seu estilo de cor e imagem preferida. Defina qual colorido e ângulo mais curte;

Revista de moda é uma ótima opção, sempre que possível faça leitura das fotos de revista, imagina como o fotógrafo pensou na luz, pose, ângulo. Entenda qual mensagem ele quer passar.

Estude como a luz se comporta, suas variações, isso vai te ajudar a compor no ensaio.

Não passe por uma pintura sem tentar entender como o artista compôs a luz, o que ele quer passar.

Comece a usar tudo ao seu redor no dia do ensaio, isso vai ativar sua criatividade, então não deixe passar aquele matinho, tela de janela, madeira jogada no chão, cerca quebrada, entre vários outros que pode criar um efeito incrível nas suas imagens.


Seja seu melhor: Para finalizar, seja sempre o seu melhor! Não se compare com outros fotógrafos, entenda que são realidades diferentes, momentos diferentes, oportunidades diferentes. Sei que é difícil, mas os tenha como inspiração, não como algo a superar e se preocupe em melhorar a cada dia.

Desejo todo sucesso do mundo, conte comigo.



Fotos e texto

Rômulo Feletti

Veja mais desses profissionais:

https://www.instagram.com/romulofelettifotografo/?hl=pt-br